Whatsapp: (13) 99171-6640

Precificação

Como você define seus preços pode ter uma série de implicações para o seu negócio. O preço determina o futuro do produto, a aceitabilidade do produto para os clientes e, principalmente, o retorno e a lucratividade do produto. É uma ferramenta de competição.

Capa HDK serviço PRECIFICAÇÃO

As decisões sobre preços podem ter consequências muito significativas para a organização. É uma das primeiras considerações para muitos clientes e determina a margem de lucro dos produtos.

Em mercados com crescente pressão de volume e preço, a abordagem correta de preço é essencial para permanecer competitivo. Ele traz o valor que você merece para seu produto e garante os lucros necessários para investir em mudanças e crescimento.

Definir preços errados pode gerar danos catastróficos ao seu negócio, uma vez que pode, por um lado, acumular prejuízos sobre prejuízos à medida em que mais vendas são feitas sem a correta consideração de custos ou, por outro lado, pode afastar seu público-alvo, perdendo market share e arranhando a imagem da empresa com preços irreais.

Efeito do preço nas margens de lucro

O preço que você define afeta sua margem de lucro por unidade vendida, com preços mais altos proporcionando um lucro por item mais alto, se você não perder vendas. No entanto, preços mais altos que levam a menores volumes de vendas podem diminuir ou acabar com seus lucros, porque seus custos indiretos por unidade aumentam à medida que você vende menos unidades.

Efeito do preço nos volumes de vendas

Um dos efeitos mais óbvios que os preços terão nos seus negócios é um aumento ou diminuição no volume de vendas. Os economistas estudam a elasticidade dos preços ou a resposta das compras dos consumidores a uma mudança de preço.

Aumentar seus preços pode diminuir levemente seu volume de vendas, ajudando a compensar o volume reduzido com lucros totais mais altos gerados por margens mais altas. A redução de seus preços pode aumentar seus lucros se suas vendas aumentarem significativamente, diminuindo suas despesas gerais por unidade.

Posicionamento de preços e negócios

O preço que você define envia uma mensagem para alguns consumidores sobre sua empresa, produto ou serviço, criando um valor percebido. Isso afeta sua marca, imagem ou posição no mercado.

Por exemplo, preços mais altos informam a alguns consumidores que você tem qualidade mais alta ou não seria possível cobrar esses preços. Outros consumidores procuram produtos e serviços de baixo preço, acreditando que obterão a qualidade de que precisam a um preço baixo.

Oferecer vendas, descontos, abatimentos e fechamentos pode enviar a mensagem de que você não pode vender seus produtos ou serviços pelo seu preço normal ou dizer aos compradores que eles têm uma oportunidade de curto prazo para obter uma pechincha, criando um senso de urgência.

Market Share e Concorrência

O preço que você define torna o seu produto/serviço mais ou menos competitivo no mercado, afetando sua participação no volume do mercado. Algumas empresas baixam os preços temporariamente para ganhar participação de mercado dos concorrentes, que não podem responder e atender a uma redução de preço.

Depois que os consumidores tiverem tempo para experimentar seu produto e desenvolver uma preferência ou lealdade à marca, você poderá aumentar seus preços novamente para um nível que não os faça abandonar você.

O preço predatório é a prática de vender um produto ou serviço abaixo do custo com o objetivo específico de retirar a participação de mercado de um concorrente ou fechá-lo e, em seguida, aumentar os preços para os consumidores quando eles tiverem menos, ou nenhuma opção após a saída do concorrente. Isso é ilegal.

O uso de líderes de perda

Algumas empresas precificam produtos ou serviços pelo custo ou abaixo do custo para atrair clientes para seus negócios, que depois gastam mais dinheiro em outros lugares.

Por exemplo, varejistas de caixas grandes podem comprar grandes quantidades de bolas de tênis, vendendo-as pelo custo ou abaixo do valor, para atrair jogadores de tênis ricos que usam muitas latas de bolas durante o ano em suas lojas.

Ao colocar as bolas de baixo custo na parte de trás da loja, eles esperam gerar compras por impulso à medida que o cliente caminha para a área de esportes e volta para a frente.

Os restaurantes oferecem promoções com margem baixa para oferecer uma mudança de ritmo aos clientes regulares para manter seus negócios normais ou para permitir que os clientes regulares tragam amigos que querem pratos de luxo em um restaurante com preço moderado.

Quando se deve rever seus preços

  • Você apresenta um novo produto ou serviço;
  • Seus custos mudam;
  • Você decide entrar em um novo mercado;
  • Seus competidores alteram seus preços;
  • A economia experimenta inflação ou recessão;
  • Sua estratégia de vendas muda; ou
  • Seus clientes estão ganhando mais dinheiro por causa de seu produto ou serviço

Conclusão

O gerenciamento inteligente de estruturas e níveis de preços é um dos tópicos mais importantes para se garantir o sucesso dos negócios. Se fizer corretamente, você prosperará. Mas entenda errado e arrisque danos permanentes ao seu negócio. Por isso pense em um investimento em precificação como um investimento no futuro.

Como posso ajudar?

O meu principal objetivo com o serviço de precificação é não deixar o seu negócio perder dinheiro. Com isso quero dizer que vou analisar todos os custos e despesas incidentes na atividade do seu negocio para comercialização do seu produto/serviço e estruturá-los de forma a encontrar o melhor preço de venda possível.

Neste serviço eu vou analisar seus custos e despesas, estruturar seus dados e automatizar os cálculos necessários em uma ferramenta específica para o seu negócio, além de ensiná-lo a manipulá-la para que prossiga depois em condições de desenvolver suas atualizações de preços com autonomia.

Principais ganhos com o serviço:

  • Identificação da estrutura de custos e despesas
  • Confiabilidade dos números
  • Identificação do preço mínimo viável
  • Planilha própria com cálculos automatizados

Solicite uma avaliação para que eu possa ajudar nesta jornada!