Whatsapp: (13) 99171-6640
Hideki Anagusko > Gestão Financeira > Demonstrações Financeiras

Demonstrações Financeiras

Independentemente do tamanho de uma empresa, o seu gestor precisa constantemente tomar decisões sobre investimentos e outras manobras estratégicas que envolvem o uso de recusros financeiros. Para garantir a saúde financeira e potencializar as chances de sucesso e crescimento, as principais ferramenta à disposição do gestor para embasar suas tomadas de decisões são as demonstrações financeiras.

Por isso é de extrema importância ter demonstrações bem elaboradas, que forneçam informações seguras, precisas e devidamente estruturadas para a análise gerencial, uma vez que coordenadas incorretas podem te levar para muito longe do destino desejado.

Capa HDK serviço demonstrações financeiras

As demonstrações financeiras são registros formais das atividades financeiras de uma entidade. Elas apresentam informações relevantes, de forma estruturada, quantificando a solidez financeira, o desempenho e liquidez (capacidade de pagar suas dívidas) dessa entidade.

Segundo consta na Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Financeiras, aprovada pelo Conselho Internacional de Normas de Contabilidade (IASB):

“O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição financeira, o desempenho e as alterações na posição financeira de uma empresa que seja útil a uma vasta gama de usuários na tomada de decisões econômicas.”

Ou seja, é através dessas Demonstrações que você pode saber de verdade como vai o seu negócio. E é através delas que você pode Planejar seu futuro.

Como eu já mencionei neste artigo sobre demonstrações financeiras, existem diversos usuários interessados nas informações apresentadas nas demonstrações, dos quais podemos citar:

  • Proprietários e Gestores: precisam das Demonstrações Financeiras para planejar as operações de seu negócio, tomando importantes decisões com base na análise da situação financeira.
  • Funcionários: podem utilizar esses Relatórios para discutir remunerações, promoções, e até mesmo em negociações de Acordo Coletivo – no caso de sindicatos.
  • Fornecedores: utilizam das informações desses relatórios para avaliar a possibilidade de conceder crédito para compras a prazo.
  • Investidores: avaliam a viabilidade de investir em um negócio a partir desses documentos.
  • Instituições Financeiras: se apoiam nesses relatórios para avaliar financiamentos.
  • Governo: exige algumas das Demonstrações Financeiras para fins de tributação.

Entretanto, na condição de gestor de uma empresa, existem ao menos três demonstrações extremamente essenciais para você poder dirigir com inteligência a sua empresa, independente do tamanho, setor, ou qualquer outra coisa.

Balanço Patrimonial

A sua principal função é dar suporte à tomada de decisões. Através do Balanço, o empresário pode rapidamente tomar noção da solidez financeira e as capacidades do negócio.

Esse demonstrativo permite que seu leitor veja o que a empresa possui, assim como o que ela deve a outros na data indicada no título.

Por isso é um elemento básico na prestação de informação financeira a potenciais financiadores, como bancos, investidores e fornecedores que estão considerando quanto crédito conceder à empresa.

Demonstração de Resultado do Exercício

O objetivo da DRE é mostrar a gestores e investidores se a empresa ganhou ou perdeu dinheiro durante aquele período em análise.

Esse demonstrativo oferece a seus interessados a possibilidade de se verificar o desempenho financeiro passado da empresa, prever o desempenho futuro e também avaliar a capacidade de geração de fluxos de caixa futuros.

A sua formatação permite ainda que o gestor compreenda com facilidade a composição do resultado líquido da empresa, e assim possa tomar decisões de modo a melhorá-lo no próximo exercício.

Demonstração do Fluxo de Caixa

A DFC é uma ferramenta analítica extremamente útil para se determinar a viabilidade econômica e condição financeira de uma empresa, em especial a sua capacidade de pagar as contas – sua liquidez.

Veja que enquanto o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício utilizam o princípio de Regime de Competência – onde os efeitos financeiros são considerados no período do fato gerador – a Demonstração do Fluxo de Caixa emprega o Regime de Caixa – onde as receitas e despesas só são consideradas no período dos respectivos pagamentos ou recebimentos.

Percebe? O que acontece é que no BP e na DRE as receitas relatadas podem não ter sido recolhidas, assim como as despesas podem não ter sido pagas. Por isso os empresários e investidores mais experientes utilizam muito a DFC. Eles consideram que esse relatório é a mais transparente das demonstrações financeiras.

O que posso fazer por você?

A minha missão neste serviço é identificar a estrutura atual de geração e controle de informações financeiras do seu negócio, avaliar a condição de utilização e confiabilidade das informações, e elaborar as três principais demonstrações financeiras para uso gerencial.

Ao final deste serviço você receberá um relatório com as três demonstrações financeiras em formato excel, além de seção por videoconferência para apresentação dos resultados obtidos e elucidação de possíveis dúvidas.

Principais ganhos com o serviço:

  • Relatório com Demonstrações Financeiras confiáveis
  • Modelo base para suas próprias demonstrações
  • Conhecimento do tema

Solicite uma avaliação para que eu possa ajudar nesta jornada!