O presente artigo tem como tema “A controladoria aplicada às micro e pequenas empresas no Brasil”, e visa explorar como funciona um sistema de controladoria, entender como se dá o processo de implantação e quais as opções existentes, de modo que se possa observar os principais desafios e a viabilidade desse processo.
A pesquisa teve como objetivo geral, averiguar dificuldades na implantação e utilização de sistemas de controladoria em micros e pequenas empresas e apresentar os benefícios que ela pode trazer à gestão das MPEs.
Para isso fez-se necessário abordar o contexto desses negócios no cenário nacional, conhecer a evolução da controladoria desde sua origem, entender como se estrutura um setor de controladoria, observar as principais dificuldades enfrentadas nesse processo e analisar a viabilidade e relação custo-benefício de sua implantação.
A metodologia adotada neste trabalho foi de pesquisa bibliográfica baseada nas informações contidas em livros e artigos publicados pelos estudiosos e especialistas da área de controladoria.
Os resultados alcançados mostram que a viabilidade da implantação da controladoria independe do tamanho da empresa, sendo, inclusive, um processo facilitado em negócios menores.
Por fim, conclui-se que os benefícios superam os custos, devendo estes serem vistos como investimentos capazes de gerarem ótimos retornos.
Ao final deste artigo você terá visto: